O Plafond
Um evento é ao concretização de um sonho, mas por vezes faz-se necessário ser realista. A amplitude que o evento poderá ter depende de um simples fator: o plafond, o budget disponível para que o evento ocorra.
Pode parecer fácil, mas não é! A lista dos convidados é um grande dilema para quem vai realizar um evento. Por vezes são valorizados aspectos que não são relevantes: "Temos que convidar a prima da vizinha pois certa vez nos disse Bom-dia!".
Este momento pode gerar tensão entre os casais ou entre estes e os familiares. Para já, deixamos abaixo algumas dicas infalíveis para que sua lista seja um sucesso!
1) Tenha em mente o plafond para o evento. Ter reservas para um evento de 50, e querer convidar 100 não vai dar certo. Você poderá se endividar por motivos fúteis.
2) Faça a lista por escrito juntamente com seu parceiro. E sempre faça esta pergunta no final de cada nome: "Esta pessoa é mesmo importante para o meu evento?"
3) Respeite o limite de convidados impostos pelo local do seu evento. Acredite, já estivemos em eventos em que os clientes quiseram colocar muito mais gente do que aquela que o local poderia abrigar. O resultado é sempre confusão e dor de cabeça!
4) Se for questionado o porquê de não ter convidado Fulano ou Ciclano, leve na desportiva e dê uma resposta educada. Nós por cá sabemos que a vida é nossa, e convidamos quem nos apetece, mas o ideal é evitar desentendimentos desnecessários.
5) Pense em si e na ocasião. Por vezes, uma data especial é o momento ideal para recompor laços que foram desfeitos com alguém. Por outras, este momento deve ser resguardado para quem realmente deve lá estar, para se alegrar convosco.
6) Por fim, tenha em mente que não poderá agradar à todos! À menos que queira contratar um parque público e gastar milhares de euros no evento, não será possível ter "toda a gente que conheces" na festa. Mas tudo bem, afinal já em tempos passados, era impossível agradar a gregos e troianos!
Boa lista!
Contar com a opinião e com o conselho dos nossos pares e daqueles que nos acompanham faz parte da nossa rotina. Quem nunca perguntou (não por insegurança ou por afirmação, mas pelo simples "querer saber"): Qual preferes? Este ou este?
Bom, é certo que no momento em que um evento é idealizado, ele nasce primeiro em nossos pensamentos, nossos gostos e anseios. E é exatamente neste momento que alguns clientes se perdem, deixando a visão para o mesmo confusa para o organizador, que trabalha para "clarificar a visão" o torná-la possível.
Por isso é importante manter-se flexível, pedir as opiniões de pessoas próximas, que vão dar o parecer imparcial e conciso do que é viável ou não para cada tipo de evento.
É Como diz o famoso provérbio: "Na multidão dos conselhos, sabedoria há".
Um evento é ao concretização de um sonho, mas por vezes faz-se necessário ser realista. A amplitude que o evento poderá ter depende de um simples fator: o plafond, o budget disponível para que o evento ocorra.
Antes de tudo, de contactar, preparar, organizar é preciso assentar e "olhar para a bússola" que o cliente traz pois ela nos vai orientar sobre quais caminhos percorrer, quais riscos correr e quais descartar. Essa bússola pode ser um tema firme, certo, que o cliente traz consigo desde a infância, ou simplesmente uma cor eleita de que não abre...